sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Vida:no inicio foram os oceanos

-Cianobactérias:

As cianobactérias raramente são encontradas preservadas como microfósseis, talvez pelo seu tamanho pequeno ou pela dificuldade em diferenciá-las de fósseis de fungos microscópicos, porém em alguns casos até mesmo a parede celular ficou preservada. Entretanto, estruturas biossedimentares construídas pelas cianobactérias - os estromatólitos - são encontrados em todos os continentes, sendo seu registro mais abundante no Pré-Cambriano. Os estromatólitos são estruturas caracterizadas por camadas superpostas de minerais que são produzidas por cianobactérias. As colônias de cianobactérias se fixam em um substrato, em meio aquoso límpido e iluminado e, nessas condições, proliferam e formam "esteiras microbiana", viscosas, ricas em mucilagem que captam e incorporam partículas sedimentares do meio.
Ao longo do tempo, várias camadas de mucilagem e sedimento vão se superpondo, formando estruturas na forma de domos ou colunas, os estromatólitos, que, posteriormente litificam, transformando-se em rocha.

-Fotossintese

A fotossíntese significa síntese pela luz. Excetuando as formas de energia nuclear, todas as outras formas de energia utilizadas pelo homem moderno provém do sol.

A fotossíntese pode ser considerada como um dos processos biológicos mais importantes na Terra. Por liberar oxigênio e consumir dióxido de carbono, a fotossíntese transformou o mundo no ambiente habitável que conhecemos hoje.

ImageDe uma forma direta ou indireta, a fotossíntese supre todas as nossas necessidades alimentares e nos fornece um sem-número de fibras e materiais de construção.
A energia armazenada no petróleo, gás natural, carvão e lenha, que são utilizados como combustíveis em várias partes do mundo, vieram a partir do sol via fotossíntese. Assim sendo, a pesquisa científica da fotossíntese possui uma importância vital.

Se pudermos entender e controlar o processo fotossintético, nós saberemos como aumentar a produtividade de alimentos, fibras, madeira e combustível, além de aproveitar melhor as áreas cultiváveis. Os segredos da coleta de energia pelas plantas podem ser adaptados aos sistemas humanos para fornecer modos eficientes de aproveitamento da energia solar.

As plantas são seres autótrofos - ou seja, produzem seu próprio alimento. Graças à presença de clorofila em suas folhas, elas são capazes de captar energia luminosa do sol e utilizá-la na síntese de moléculas orgânicas, que lhes servirão de alimento. Esse processo, que será explicado a seguir, é chamado de fotossíntese.
6 CO2+ 12 H2O ----luz---+--clorof----> C6H12O6+ 6 H2O + 6 O2


Protozoarios

Introdução 
Os protozoários são animais invertebrados, unicelulares (compostos por apenas uma célula) e eucariontes (com núcleo celular organizado). Integrantes do Reino Protista, estes animais se movimentam através de flagelos, pseudópodes (pés falsos) ou cílios. Muitas espécies de protozoários são microscópicas.
Principais espécies de protozoários:

Rizópodes
A movimentação ocorre através de pseudópodes e muitas espécies causam doenças nos seres humanos.
Exemplos: ameba (causadora da doença amebíase).

Flagelados
A movimentação ocorre através de flagelos. Também são capazes de provocar doenças nos seres humanos.
Exemplos: giárdia (causadora da giardíase), leishmania (causadora da leishmaniose) e tripanossoma (causador da Doença de Chagas).

Esporozoários
São invertebrados unicelulares que vivem como parasitas.
Exemplos: Plasmódio (causador da malária).

Ciliados
O movimento destes animais é realizado através dos cílios.
Exemplo: balantídeos (causador de desinterias).

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bacterias e virus

-Doenças

Tuberculose

- É causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), atacando os pulmões. O tratamento é frito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafias periódicas e melhoria dos padrões de vida das populações mais pobres.

Lepra ou hanseníase

- É transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) e causa lesões na pele e nas mucosas. Quando o tratamento é feito a tempo a recuperação é total.

Difteria

- Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (contra coqueluche) na forma de vacina tríplice.

Coqueluche

- Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca característica, causada pela bactéria  Bordetela per

-transmissao

Bactérias são organismos unicelulares, procarióticos, que podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencente ao reino Monera. São microorganismos constituídos por uma célula, sem núcleo celular nem organelos membranares.

Descobertas por Anton van Leeuwenhoek em 1683, as bactérias foram inicialmente classificadas entre as plantas; em 1894, Ernst Haeckel incluiu-as no reino Protista e actualmente as bactérias compõem um dos três domínios do sistema de classificação cladístico.

Crescimento e reprodução..............................…

As bactérias podem se reproduzir com grande rapidez, dando origem a um número muito grande de descendentes em apenas algumas horas. A maioria delas reproduz-se assexuadamente , por cissiparidade, também chamada de divisão simples ou bipartição. Nesse caso, cada bactéria divide-se em duas outras bactérias geneticamente iguais, supondo-se que não ocorram mutações, isto é, alterações em seu material genético.

Em algumas espécies de bactérias pode ocorrer recombinação de material genético. É o caso da conjugação, fenômeno descoberto quando duas variedades geneticamente diferentes da bactéria Escherichia coli foram criadas juntas.

Nesse processo, duas bactérias geneticamente diferentes se unem por meio de pontes citoplásmaticas. Uma delas, a bactéria doadora, injeta parte do seu material genético na outra, a bactéria receptora. Então, as duas bactérias separam-se. No interior da bactéria receptora, ocorrem recombinações gênicas. Em seguida, essa bactéria reproduz-se assexuadamente por cissiparidade, dando origem a novas bactérias, portadoras de material genético recombinado.

Curiosidades............................…
As doenças provocadas por bactérias são, geralmente, mais graves que as provocadas por vírus.
Em termos de evolução, as bactérias parecem ser dos organismos mais antigos, com registros fósseis de 3,7 bilhões de anos.

Segundo a Teoria da Endossimbiose, dois organelos celulares, as mitocôndrias e os cloroplastos teriam derivado de uma bactéria endosimbionte, provavelmente autotrófica, antepassada das atuais cianobactérias.
Podem enquistar, ou seja, rodear-se de uma parede celular especial que as protege e ficar em estado de vida latente até que as condições ambientais voltem a ser favoráveis; nessa forma, elas podem viver na poeira da nossa casa e ser transportadas por correntes de ar e, dessa maneira, infectar um ser vivo que respire esse ar.

O corpo humano contém normalmente bilhões de microorganismos, quer na pele, debaixo das unhas, na boca, nariz, intestino e em outras cavidades do nosso corpo; porém, elas são normalmente impedidas de crescer nos olhos pelo líquido lacrimal.
Existem bactérias que fabricam cristais de magnetita (Fe3O4) ou greigita (Fe3S4), materiais com propriedades magnéticas, e orientam seus movimentos pelo campo magnético terrestre.

As bactérias são os organismos mais bem sucedidos do planeta. A quantidade de bactérias em nosso corpo, principalmente no trato intestinal, pele e cavidades, é muito superior ao número de células do mesmo, e o mais preocupante, só se conhecem cerca de 50% delas.

 

As bactérias são agentes etiológicos de vários tipos de doenças, veja em um pequeno resumo:

• Botulismo

Agente etiológico: Clostridium botulinum.
Trasmissão: Em alimentos enlatados e conservas artesanais.
Sintomas: A toxina bloqueia a transferência dos sinais nervosos para os músculos.
Cuidados: Cuidados higiênicos ao ingerir alimentos contidos em latas e estufas.

• Cólera

Agente etiológico: Vibrio Cholerae.
Transmissão: Alimentos ou água contaminados por bactéria.
Sintomas: diarréia, vômitos e cãibras.
Medidas profiláticas: lavar bem as verduras, lavar as mãos antes de ingerir qualquer alimento, ferver a água.

• Coqueluche

Agente etiológico: Bordetella pertussis.
Transmissão: é transmitido pelo ar, através de tosse, espirros de pessoas contaminadas.
Sintomas: vômito, tosse seca, febre baixa, convulsões e hemorragias cerebrais.
Prevenção: vacinações e evitar contato com doentes.

• Difteria ou crupe

Agente etiológico: Corynebacterium diphteriae.
Transmissão: São gotículas eliminadas no ar pelo nariz e pela boca de pessoas contaminadas pela bactéria.
Sintomas: a bactéria produz uma toxina que afeta as cavidades nasais, tonsilas (amídalas), faringe e laringe. Pode ocorrer morte por asfixia.
Prevenção: receber vacinação e evitar contato com doentes.

• Febre maculosa

Agente etiológico: Rickettsia rickettii.
Transmissão: picada do carrapato-estrela; esses carrapatos são ectoparasitas de aves, mamíferos (cavalos, boi, capivara) e cobras.
Sintomas: febre, vômitos, dores de cabeça e musculares, manchas vermelhas no corpo.
Prevenção: evitar caminhar em locais infectados por carrapatos sem proteger o corpo com calça comprida e botas.

• Hanseníase ou lepra

Agente etiológico: Mycobacterium leprae.
Transmissão: através da pele e do trato respiratório.
Sintomas: Falta de sensibilidade no corpo; surgem lesões na pele.
Prevenção: tomar a vacina BCG.

• Leptospirose

Agente etiológico: Leptospira
Transmissão: animais como rato, que eliminam leptospiras vivas pela urina, contaminam água e alimentos. As bactérias penetram no corpo humano principalmente através da pele, mas também pela boca, narinas e etc.
Sintomas: febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos aumento do fígado, lesões na pele.
Cuidados: prevenção de enchentes, tratamento do lixo (evitar lixões onde há ratos), tratamento da água, vigilância sanitária de alimentos.

• Meningite epidêmica

Agente etiológico: Neisseria meningitidis
Transmissão: pelo ar, através de secreções eliminadas pela boca e pelo nariz de pessoas contaminadas pela bactéria.
Sintomas: dor de cabeça, febre alta, rigidez da nuca, vômito.
Prevenção: vacinação, evitar ambientes abafados e com muitas pessoas, evitar hospitais especializados.

• Pneumonia

Agente etiológico: Streptococcus pneumoniae ou Diplococcus peneumoniae.
Transmissão: inalação de ar contaminado por essas bactérias.
Sintomas: infecção pulmonar
Cuidados: Evitar contato na fase de manifestação da doença

• Sífilis

Agente etiológico: Treponema Paliidum
Transmissão: através da relação sexual, por congênita (contaminação do feto por meio da placenta de mães portadoras da doença).
Sintomas: inflamação na pele, nos ossos, doenças respiratórias e esterilidade.
Prevenção: usar a camisinha na hora da relação sexual.

• Tétano

Agente etiológico: Clostridium tetani
Transmissão: Os esporos são encontrados no solo. Podem penetrar no corpo humano quando ocorre uma lesão causada por objetos contaminados.
Sintomas: fortes contrações musculares; pode ocorrer parada respiratória e/ ou cardíaca.

• Tuberculose

Agente etiológico: Mycobacterium tuberculosis.
Transmissão: Gotículas espalhadas no ar, através de espirros, fala e tosse de pessoas contaminadas.
Sintomas: ataca os pulmões, provocando infecções e pode passar para o sangue e a linfa, podendo atingir outras partes do corpo.
Prevenção: vacinação.

 

Virus

Sarampo, catapora, rubéola e caxumba

- Estas doenças também são transmitidas por saliva, gotículas eliminadas pela tosse por exemplo, atacando geralmente crianças. O doente deve ficar de cama, em isolamento e receber boa alimentação. Deve ficar também sob orientação médica, para ser atendido prontamente no caso de infecções bacterianas. A rubéola é perigosa quando contraída por mulheres grávidas, pois o vírus pode provocar anomalias no embrião (catarata, surdo - mudez e doenças cardíacas, entre outras).

Poliomielite

- Embora na maioria das pessoas essa virose cause apenas febre, mal estar, em alguns indivíduos, ela pode atacar o sistema nervoso, provocando paralisia. Uma vez instalada a doença, não há um procedimento específico para curá-la , sendo feito apenas um tratamento fisioterápico nos casos em que ocorre a paralisia, visando melhorar a condição muscular. Assim sendo, para evitar tal doença, é muito importante que os pais vacinem os seus filhos na época recomendada pelo médico.

Febre Amarela

- É causada por um vírus transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, provocando febre, vômito e lesões no fígado. A profilaxia é feita através do combate ao mosquito e da vacinação.

Raiva ou hidrofilia

- Essa doença, quase sempre fatal, ataca o sistema nervoso. É transmitida por animais domésticos, principalmente o cão, sendo por isso obrigatória a vacinação eo recolhimento dos animais soltos na rua. Quando uma pessoa é mordida por qualquer animal, deve lavar várias vezes o local da ferida com água e sabão e aplicar um desinfetante. Se houver suspeita que o animal está raivoso, procurar urgentemente o hospital mais próximo o soro e vacina anti-rábicos. Deve-se também exigir que o proprietário apresente o atestado de vacinação do animal.

Hepatite a Vírus

- É uma inflamação do fígado que pode ser causada também por outros parasitas ou substâncias químicas. A transmissão ocorre por água e alimento contaminados, principalmente quando há falta de instalações sanitárias adequadas, por transfusões de sangue contaminados, por seringas e agulhas de injeção mal esterilizadas. A evolução costuma ser benigna, mas a presença do médico é necessária e o doente deve ficar isolado, em repouso com boa alimentação.

Dengue

- Também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são: febre alta durante 3 dias, dores no corpo e nos olhos, cansaço e falta de apetite, podendo haver também erupções na pele semelhante ao sarampo.

A dengue não tem tratamento específico, o doente deve ficar de reouso, ingerir muitos líquidos e tomar medicamentos para a dor e febre (que não contenham Ácido Acetil Salicílico) A prevenção é a mesma para a febre amarela.

Quem já teve dengue, mesmo que de forma assintomática, ou é portador de doenças crônicas, como diabete, a artrite reumatóide ou o lupus, está sujeito a contrair a Dengue Hemorrágica, Ela é causado por outro vírus e começa como a dengue porém depois que a fase febril acaba, os sintomas se agravam, ocorrendo queda da pressão arterial, hemorragias na pele, intestino e gengivas, ocorre o aumento do tamanho do fígado. Caso não haja assistência médica, a doença pode levar o paciente à morte em 10% dos casos

AIDS

- A síndrome da imunodeficiência adquirida é causada pelo vírus HIV ou vírus da imunodeficiência humana, que ataca células do sistema imunológico, responsável pelo reconhecimento e combate dos agentes estranhos (bactérias, vírus, etc.) que invadem o organismo. A principal célula atacada é o linfócito T4.

Devido a deficiência do sistema imunológico, os aidéticos, estão sujeitos a infecções por germes chamados oportunistas, que não causam problemas à pessoas com saúde normal. Além disso, são mais propensos a desenvolver alguns tipos raros de câncer como o sarcoma de Kaposi. Essas infecções terminam por debilitar a saúde do paciente e até mesmo levá-lo a morte.

Ainda não há cura ou vacina para a AIDS. Nem todas as pessoas que contraem o vírus HIV, desenvolvem a doença, ela pode aparecer de forma assintomática. Contudo, o portador assintomático pode transmitir a doença para outras pessoas através do contato por sangue, sêmen ou secreções vaginais. Isso ocorre pelo ato sexual, pela recepção de sangue contaminado, pelo uso de seringas ou agulhas contaminadas, de mãe para filho durante a vida uterina ou na hora do parto, ou ainda por transplante de órgãos.

Para evitar o contágio, deve se usar a camisinha, não utilizar seringas ou agulhas não esterilizadas e, se precisar de sangue ou fatores do plasma, certifique-se que procede de bancos de sangue que fazem o teste da AIDS. O grupo de risco inclui: heterosexuais, homossexuais, bissexuais, usuários de drogas injetáveis e pessoas que necessitam de transfusões de sangue ou fatores do plasma, como os hemofílicos.

-Tramsmissão

A transmissão dessas doênças pode acontecer de várias formas,dependendo do vírus causador,como por:
contato direto com a área lesoinada;
contato com a saliva;
contato com gotículas de saliva dispersas no ar;
contato sexual;
água e alimentos contaminados
picada de mosquitos
-Prevenção e tratamentoO tratamento das doênçasvirais é difícil por serem poucas as drogas que conseguem inativar de alguma forma os vírus.A melhor forma de prevenção é evitar o contato com os v´rus e a vacinação.
A exemplo das doênças  bacterianas,medidas de higiene,saneamento básico,cuidados com a saúde pública e preservação do ambiente  são as formas universiais de prevenção.
No caso de doênças sexualmente transmissíveis,cmo a aids,asa hepatites B e C e o herpes genital, o uso de preservativos é a forma mais indicada de prevenção.
Há doenças que podem ser previnidas com o uso de vacinas, como a CAXUMBA, FEBRE AMARELA,A GRIPE COMUM,AS HEPATITES A E B, A POLIOMELITE,ARAIVA,A RUBEOLA,O ARAMPO,A VARICELA E A VARIOLA

Biotecnologia

Com os avanços da biotecnologia,os cientistas buscam usar os virús em beneficioi da humanidade.
Os cientistas tentam utilizar os vírus para inserir material genético sadio em celulas doentes,corrigindo defeitos genéticos.