sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Hierarquia Urbana

Você já deve ter ouvido falar de alguém que  se mudou de uma cidade pequena para estudar ou trabalhar numa cidade maior.Talvez também já ouvido contar de pessoas doentes que precisaram viajar para a cidade grande afim de fazer tratamentos de saúde.
Esses exemplos ilustram o que chamamos de Rede Urbana, ou seja,a relações de influência entre as cidades.Aquelas que apresentam maior industrialização,comércio mais intenso e importantes centros financeiros ou maior quantidade de serviço exercem grande influência sobre as cidades menores,criando uma espécie de Hierarquia.
Umas das formas de mostrar a Hierarquia Urbana  é baseada no tamanho da população das cidades.As que tem,por exemplo,mais  de 10 milhões de habitantes  são chamadas de Megacidades.Há atualmente mais de 20 megacidades num mundo,sendo duas delas brasileiras:São Paulo e Rio De Janeiro.
Nos últimos anos,com a intensificação das relações econômicas internacionais,surgiu a necessidade de classificar as cidades do mundo de outra forma,o que deu origem ao conceito de Cidades Globais.  Elas são dotadas de melhores estruturas de transporte,comunicações e serviços,essenciais para a adminstrar os fluxos de pessoas,capitais,bens e serviços que circula pelo mundo.
Nessa nova classificação,o que importa é a capacidade da cidade de se relacionar com grandes centros mundiais de poder econômico e político.Por isso essas cidades acabaram se tornando os pontos principais das redes urbanas mundiais