sexta-feira, 8 de abril de 2011

-De Organismo a biosfera
 
Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos.
Átomos e moléculas
Os átomos forma toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas, desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos. Como já vimos, a matéria viva é formada principalmente pela união dos átomos (C) Carbono, (H) Hidrogênio, (O) Oxigênio e (N) Nitrogênio.
Organelas e Células
As organelas são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência dela. Existem vários tipos de células, cada uma com sua função específica.
Tecidos
Os tecidos são formados pela união de células especializadas. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares como as plantas e animais. Um exemplo de tecido é o muscular tem a função de produzir os movimentos musculares, o tecido ósseo, formado pelas células ósseas tem a função de sustentar o organismo.
Órgãos
Os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Eles são formados de vários tipos de tecidos, por exemplo. O coração é formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso. Os ossos são formados por tecido ósseo, sanguíneo e nervoso.
Sistemas
Os sistemas são formados pela união de vários órgãos, que se trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal, por exemplo, o sistema digestório, que é formado por vários órgãos, como boca, estômago, intestino, glândulas, etc.
Organismo
A união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser uma pessoa, uma planta, um peixe, um cachorro, um pássaro, um verme, etc.
População
Dificilmente um organismo vive isolado, ele interage com outros organismos da mesma espécie e de outras espécies, e também com o meio ambiente. O conjunto de organismos da uma mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada região, em uma determinada época, chama-se população.
Comunidade
O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de diferentes populações vivendo juntas e interagindo é chamado de comunidade. O “Cerradinho”, uma reserva ecológica dentro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é uma comunidade que abriga diferentes populações de plantas e animais nativos da região.
Ecossistema
O ecossistema é o conjunto dos seres vivos da comunidade, com os fatores não vivos, como temperatura, luminosidade, umidade e componentes químicos. Esses fatores não vivos são chamados de fatores abióticos. Os seres vivos são chamados de fatores bióticos. A interação entre os seres bióticos e os abióticos recebe o nome de ecossistema. Por exemplo, uma população de jacarés que está tomando sol em cima de uma pedra, nas margens de um rio.
Biosfera
A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra. A biosfera é a mais alta de todas as hierarquias.
Leia também:
  • Espectro Biológico

-De celula a organismo


Molécula _ célula _ tecido _ órgão _ sistema _organismo _  população _ Comunidade _ ecosistema _
 Ecosistema: comunidade + fatores abióticos _ organismos + luz + água + solo e outros fatores abióticos.
 População: conjunto de indivíduos da mesma espécie que vive em um mesmo local.
 Comunidade: conjunto de populações de espécies distintas e que vivem em um mesmo local.
 Biosfera: conjunto dos ecosistemas da Terra.
 Fatores abióticos, podem ser físicos, químicos ou geológicos: água, solo, ar, luz, calor, substancias químicas, entre outros;
 Fatores bióticos é o conjunto dos seres vivos.
 Todos os seres vivos possuem algumas características em comum, entre elas, o ciclo vital, organização celular, crescimento, metabolismo, movimento, reprodução, evolução e composição química da célula.

-Os niveis de organização e os ramos da Biologia que estudam


Sendo, portanto, uma ciência muito ampla e detalhada, não se atendo somente ao funcionamento vital, mas também às relações de comportamentos e hábitos particulares ou em conjunto dos indivíduos, seja em qualquer nível de complexidade orgânica: vírus, bactérias, protozoários, fungos, vegetais e animais, integrantes ativos e passivos do meio físico-químico inorgânico (litosfera, hidrosfera e atmosfera), cada um sujeito à seleção e adaptação de seu tempo histórico.
Essa ciência, oficialmente reconhecida por volta de 1800, utiliza desde então o método científico para analisar, confirmar ou refutar uma afirmação ou explicação, por meio de observações ou experimentos testados empiricamente.
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO EM BIOLOGIA
Molécula – Organela – Célula – Tecido – órgão – Sistema – Organismo – População – Comunidade – Ecossistema – Biosfera
PRINCIPAIS SUBDIVISÕES DA BIOLOGIA
Anatomia: Compreende o estudo da estrutura morfológica desde a célula até um sistema;
Citologia: Estuda a célula em todos os seus aspectos (forma, tamanho, funcionamento, composição e função);
Ecologia: Observa as relações dos seres vivos entre si e inseridos no meio ambiente;
Embriologia: Examina a formação e o desenvolvimento dos organismos;
Evolução: Analisa os supostos eventos desde a formação do planeta e mecanismos pelos quais passaram e ainda passam os organismos, a partir da gênese do primeiro ser vivo;
Paleontologia: Reconstrói a história do planeta com base em registros fossilíferos;
Fisiologia: Estuda o funcionamento de uma unidade anatômica celular e sua união compondo os tecidos e órgãos, totalizando a integralidade dos sistemas corporais;
Genética: Pesquisa a fascinante natureza química do material hereditário e sua transferência ao longo das gerações;
Histologia: Analisa a especificidade dos tecidos orgânicos;
Virologia: Estuda os vírus;
Micologia: Estuda os fungos;
Protistologia: Estuda os protozoários;
Botânica: Estuda os vegetais;
Zoologia: Estuda os animais;
Taxonomia e a Sistemática: Analisam as características filogenéticas entre as espécies, classificando-as conforme o grau de semelhança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário